• A+
  • A-

Campanha de higinização das mãos Hospital Sao Carlos 2019

Image
14/05/19
86

Campanha de higinização das mãos Hospital Sao Carlos 2019

Campanha Higienização das mãos 2019

Em comemoração ao dia mundial de infecção hospitalar, 15 de maio, o Serviço de Controle de Infecção hospitalar junto com o Núcleo de Segurança do Paciente e Educação Continuada, realizou de 06 a 10 de maio 2019, a campanha de higienização das mãos, sob o tema: “Mãos Limpas, Salvam Vidas”.

Vírus, fungos e principalmente bactérias são transmitidos facilmente através do contato com pessoas e superfícies contaminadas, especialmente através das mãos, podendo provocar gripe, diarréia e até infecções hospitalares de maior gravidade.

Apesar de simples, a correta higienização das mãos ainda é um desafio mundial e pode ajudar muito a prevenir a transmissão desses microorganismos, principalmente no ambiente hospitalar.

A correta higienização das mãos deve ser necessariamente realizada pelo profissional de saúde em cinco momentos: antes do contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente e após contato com áreas próximas a ele.

A Campanha de Higienização este ano envolveu várias categorias profissionais no Hospital São Carlos e contou com uma dinâmica lúdica de aprendizado com games de higienização das mãos, três oficinas com jogos que contemplavam um jogo de memória  e atividades  práticas de lavagem de mãos com utilização de gel luminol, que permite avaliar a correta técnica na higienização das mãos.

Ao final consideramos a campanha muito positiva pela alta adesão, engajamento e motivação das equipes com o apoio da diretoria e de todos os coordenadores, sendo o sucesso alcançado principalmente pelo empenho de todos e também pelo apoio de empresas parceiras que reconhecem a importância do evento: Kimberly-Clark, Rioquimic, Nekta Com. e Representações LTDA, Replama e Laboratório LabPasteur.

COMPARTILHAR NO FACEBOOK