• A+
  • A-

VII Campanha de Higienização das Mãos

Image
12/07/16
1709

VII Campanha de Higienização das Mãos

MÃOS LIMPAS SALVAM VIDAS

Há muito tempo, desde o século dezenove, após os estudos do médico austríaco Semmelweis, pioneiro no controle de infecções hospitalares, o mundo conhece a importância da higienização das mãos como método mais simples e eficaz na prevenção da disseminação de microorganismos no ambiente hospitalar. Contudo, muitas vezes, na prática diária, por pressa ou desatenção, esta atitude é banalizada e essa omissão pode comprometer toda a programação terapêutica do cliente, uma vez que uma infecção adquirida em ambiente hospitalar eleva em cerca de catorze dias o tempo de hospitalização, além de consumir algo em torno de vinte mil reais a mais na internação, sem falar no mais grave: o risco de complicações, seqüelas e até morte de nossos pacientes. Assim, é de fundamental importância que cada profissional faça sua parte e saiba “os cinco momentos para salvar o mundo”:

  • Antes do contato com o paciente
  • Antes de realização de procedimento asséptico
  • Após risco de exposição a fluidos corporais
  • Após contato com o paciente
  • Após contato com áreas próximas ao paciente
     

Lembrando que, preferencialmente, deve ser usado álcool em gel a 70%, exceto quando existir sujidade visível ou contato com fluidos biológicos em que deve ser utilizado água e sabão.

Então, ao usar as mãos lembre-se da prevenção!

Durante todo o mês de maio, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Segurança do Paciente e Educação Permanente promoveram a VII Campanha de Higienização das mãos do Hospital São Carlos que, este ano, ocorreu com a realização da I Gincana de Higienização das Mãos. Foram realizadas 4 (quatro) provas distintas com pontuação definida em edital. Tais provas variaram desde criação de slogan das equipes participantes até simulação realística com foco na avaliação da adesão da higienização das mãos. A gincana foi encerrada no dia 25 de maio de 2016 com uma cerimônia no auditório do hospital. Na ocasião, houve apresentação artística das equipes que participaram da gincana através de diversas modalidades artísticas: paródia, encenação teatral, recitação de poesia e dança. As equipes vencedoras, representando os setores abertos e fechados, foram premiadas com o valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) e as demais foram presenteadas com vários brindes. O evento contou com a participação da alta direção e de profissionais da área administrativa que abrilhantaram ainda mais o encerramento da nossa gincana.

COMPARTILHAR NO FACEBOOK