• A+
  • A-

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

 A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) assume a elaboração de planos de ações contendo as principais diretrizes para a prevenção e controle de infecção relacionada á assistência à saúde (IRAS), além de metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo. As diretrizes básicas dos planos propostos para o Hospital São Carlos são: (1) Vigilância epidemiológica das IRAS; (2) Uso racional de antimicrobianos; (3) Educação continuada; (4) Monitoramento do perfil de resistência e sensibilidade aos antimicrobianos das bactérias causadoras de IH; (5) Padronização, implantação e monitoramento das medidas de isolamento. O cumprimento destas diretrizes e das metas estabelecidas vem sendo alcançadas através da participação não apenas dos membros da CCIH, mas de todos os profissionais que compõem o hospital.
 

INFECÇÃO HOSPITALAR
 

As infecções relacionadas à assistência à saúde permanece nos dias atuais como uma dos principais riscos á segurança do paciente nos serviços de saúde do Brasil e do mundo. As IRAS consistem em eventos adversos ainda persistentes nos serviços de saúde. Sabe-se que as infecções elevam consideravelmente os custos no cuidado do paciente, além de aumentar o tempo de internação, a morbidade e a mortalidade nos erviços de saúde. A identificação, a prevenção e o controle das IRAS representam fundamentos para a intervenção sobre o risco em serviços de saúde, antes que o dano alcançe o paciente. Algumas pessoas apresentam a vulnerabilidade do sistema imunológico, deixando de combater devidamente a ocorrência de infecções causadas por bactérias presentes em seu próprio organismo. Contudo, todo esforço deve ser feito para prevenir e controlar os fatores passíveis de intervenção, de tal maneira que as taxas de infecção de um determinado hospital sejam as mais baixas possíveis. Dessa forma, a CCIH do Hospital São Carlos vem atuando, com profissionais experientes, definindo ações preventivas e de controle, que são adotadas por todos os envolvidos na assistência aos pacientes, promovendo maior segurança, eficácia e eficiência nos tratamentos.  

EQUIPE

Dr. Francisco Monteiro de Castro Junior - Médico e Diretor Clinico  
Dr. José Wilson Meireles da Trindade - Médico e Diretor Técnico  
Márcia Real Machado - Administradora  
Dr. Glaydson Assunção Ponte - Médico Infectologista e Coordenador da CCIH  
Dr. Paulo Robson Viana - Médico Intensivista e Coordenador das UTI  
Dr. Sânlio Cirne - Médico Intensivista  
 
Maria de Fátima Medeiros Rodrigues - Enfermeira CCIH e Secretária da Comissão  
Dra. Silviane Preciano Bandeira - Médica e Microbiologista  
Patrícia Linhares Bastos - Enfermeira Coord. das Unidades de Internação   
Maria Gercina de Sousa - Enfermeira e Chefe do Centro Cirúrgico  
Elaine Cristina Silva Araújo Gurgel - Enfermeira, Coordenadora da CME  
Suely Alcântara Araújo - Gerente de Enfermagem  
Dr. André Albuquerque da Silva - Médico Diarista UTI 2º andar  
Dr. Marcelo da Silva Moreto - Médico Diarista da UTI 5º andar  
Giselle de Almeida Assis Brilhante - Farmacêutica e Coordenadora do Serviço de Farmácia  

      

O serviço está sempre à disposição de todos os clientes para orientações e esclarecimentos através de telefone ou  e-mail.
 

Telefone: (85) 4009.3363

ccih@hospitalsaocarlos.com.br